Blog

O Plástico Como Matéria-Prima

O Plástico Como Matéria-Prima

O Plástico Como Matéria-Prima – O Plástico é um material de origem natural ou sintética, derivados do petróleo ou de fontes renováveis como, por exemplo, a cana-de-açúcar ou o milho. Os plásticos são divididos em duas grandes categorias, os termoplásticos e os termofixos.

Os materiais plásticos vêm sendo utilizados há muitos anos no mercado, como uma alternativa de substituição a diversos tipos de materiais como o aço, o vidro e a madeira devido às suas características de baixo peso, baixo custo, elevadas resistências mecânica e química, e ainda por serem materiais recicláveis. Este material passou a estar presente em grande parte do nosso cotidiano.

 

Quais as vantagens que o plástico proporciona em sua de utilização?

  • Reciclável
  • Leve
  • Flexibilidade e maleável
  • Isolante térmico
  • Grande durabilidade
  • Higiênico e asséptico

 

Tipos de plásticos

Existem dois grandes grupos aos quais são divididos os materiais plásticos, que são os termoplásticos e os termofixos, cuja divisão tem como base a diferença do seu comportamento térmico durante a fase de processamento. Os polímeros termoplásticos amolecem quando aquecidos, podendo assim, adquirir novas formas, sendo remoldados. Esse processo pode ser repetido por diversas vezes, sem prejudicar a estrutura do polímero, o que torna possível a sua reciclagem. Os polímeros termofixos não podem ser remoldados através do aquecimento. Eles são moldáveis em algum estágio do processamento, mas ao final torna-se um sólido rígido e não poderão ser moldados novamente.

Os tipos de plásticos mais consumidos atualmente são os Polietilenos (PE), Polipropilenos (PP), Poliestirenos (PS), Policloretos de vinila (PVC) e os Poliésteres (PET), sendo chamados de commodities devido à grande produção e aplicação destes materiais.

 

Suas aplicações encontradas em nosso cotidiano:

 

Polietileno Tereftalato (PET): Frascos de refrigerantes; Produtos farmacêuticos; Produtos de limpeza; Fibras têxteis.

Policloreto de Vinila (PVC): Tubos e conexões; Calçados; Equipamentos médico-cirúrgicos; Esquadrias; Revestimentos.

Polipropileno (PP): Embalagens de massas e biscoitos; Potes de margarina; Seringas descartáveis; Equipamentos médico-cirúrgicos; Fibras e fios têxteis; Utilidades domésticas; Autopeças (para-choques de carro).

 

 

 

Veja também:

Procesos

Processo de Injeção

Processo de Sobro

Processo de Termoformagem

Produtos

Peças Plásticas Automotivas

Peças Plásticas para Eletrodomésticos

Peças Plásticas Construção Civil

Peças Plásticas Agrícolas

Peças Plásticas Diversas

Lançamento de Peças Plásticas