Blog

Processo de Fabricação de Peças Sopradas

Processo de Fabricação de Peças Sopradas – Fabricação de peças por sopro é um processo de que visa gerar produtos plásticos de forma oca. Esses produtos são facilmente encontrados em nosso dia a dia. Os produtos produzidos pelo processo de sopro podem ser vistos em uma imensa variedade de utilidades. Algumas das peças sopradas podem ser vistas em garrafas de água, detergente, shampoo, óleo para motor, leite e etc. Mas também podem ser encontradas em tamanhos bem maiores do que citado anteriormente como tambores plásticos, tubos, reservatórios, dutos e tanques de armazenamento.

A fabricação de peças sopradas pode acontecer de algumas formas diferentes, sendo elas:

Sopro por extrusão: Este é o tipo mais popular de moldagem por sopro e é usado para fabricar grandes quantidades de peças, desde embalagens até peças para refrigeradores, aspiradores de pó, itens utilizados na construção civil, em automóveis e outras aplicações diversas.

O processo consiste em efetuar o amolecimento do material plástico, transformá-lo em uma espécie de mangueira, posicioná-lo no interior de um molde e posteriormente aplicar ar comprimido tomando o formato desejado.

 

Sopro por injeção: Muito utilizado para fabricação de embalagens, muito conhecidas como garrafas PET. Este processo também é muito utilizado para fabricação de embalagens de cosméticos, detergentes, água mineral entre outros.

O Processo consiste em efetuar o amolecimento do material plástico, injetá-lo no interior de um molde de injeção, tomando o formato similar a um tubo de ensaio. Após esta etapa efetua-se o aquecimento deste tubo e posiciona-se no interior do molde de sopro, aplica-se ar comprimido no interior tomando o formato desejado.

Os termoplásticos mais comuns utilizados no processo de sopro são: LDPE, HDPE, PET, PP e PVC que podem ser transformados em diversos produtos.

Quais as vantagens das peças sopradas?

  • Baixo custo no investimento das ferramentas para a realização do processo se comparadas ao processo de injeção;
  • Os produtos possuem alta resistência;
  • Os recipientes possuem uma excelente durabilidade;
  • Capacidade de desenvolver várias formas e tamanhos.

 

 

 processo-de-fabricacao-de-pecas-sopradas

Veja também:

Procesos

Processo de Injeção

Processo de Sobro

Processo de Termoformagem

Produtos

Peças Plásticas Automotivas

Peças Plásticas para Eletrodomésticos

Peças Plásticas Construção Civil

Peças Plásticas Agrícolas

Peças Plásticas Diversas

Lançamento de Peças Plásticas