Blog

Embalagens em vacuum forming: conheça os tipos e benefícios

Embalagens em vacuum forming conheça os tipos e benefícios

O processo de produção de embalagens em vacuum forming, que também podem ser chamadas de “termoformagem” tem sido cada vez mais procurado hoje em dia. Ele consiste em modelar uma forma de plástico para que ela adquira o formato desejado.

 

Dessa forma, esse tipo de procedimento é ideal para garantir uma maior segurança aos produtos que serão embalados. Além disso, também é uma opção com ótimo custo benefício.

 

Por isso, hoje vamos explicar como é o processo de vacuum forming. Você também vai conhecer os tipos de embalagens que usam esse processo.

O que é vacuum forming?

As embalagens de plástico são as mais utilizadas no Brasil. Só em 2020, elas foram responsáveis por quase 40% de todo o faturamento do setor, um valor superior a R$35 bilhões.

 

Uma das características dessas embalagens são seus custos mais baixos e a possibilidade de modelagem. Um dos processos para isso é, justamente, o de vacuum forming.

 

Como você viu, esse método em português tem o nome de termoformagem ou moldagem à vácuo. O processo é composto das seguintes fases:

 

  1. colocar os moldes nas suas respectivas máquinas;
  2. aquecimento das peças de plástico;
  3. aplicação do vácuo no formato desejado;
  4. retirada do material.

 

Dessa forma, ele é bem simples e rápido. Além disso, os custos envolvidos não são os mais altos. Com isso, as empresas têm em mãos uma opção muito interessante para agregar valor ao produto final.

 

Outro ponto positivo desse processo está na resistência. Embalagens em vacuum forming são bem seguras e conseguem proteger de forma efetiva os produtos.

Quais os tipos de embalagens em vacuum forming?

Existem vários tipos de plásticos que são usados para embalagens de vacuum forming. Alguns dos mais utilizados são:

 

  • PSAI;
  • PET;
  • PP;
  • PEAD;
  • PVC Rígido

 

Dessa forma, é possível encontrar inúmeros produtos que contam com embalagens desse tipo. Lâmpadas, medicamentos e pilhas, por exemplo, são alguns dos que podem ser citados.

 

Além disso, as embalagens de blister também são feitas por meio de um processo de vacuum forming.

 

Elas se destacam por serem feitas de um material extremamente resistente, que preserva a forma original do produto e, por serem transparentes em muitos casos, permitem que o consumidor visualize o material antes da compra.

 

Com isso, é possível usar a embalagem não apenas como um “gasto”. Ela também pode ser um ativo importante da sua marca, que vai ajudar no processo de decisão de compra.

Quais os benefícios dessas embalagens?

Investir em vacuum forming para produção de embalagens é um processo que traz muitos benefícios para o empresário e para o consumidor. Alguns deles são:

Custo benefício

O custo benefício é, talvez, o principal ponto positivo. As embalagens em vacuum forming, especialmente as de blister, não tem um preço elevado para produção. Além disso, podem ser produzidas em larga escala.

 

Dessa forma, por agregar um grande valor final ao produto, elas se destacam em relação a embalagens convencionais. Assim, é possível entregar uma mercadoria em uma embalagem segura, atrativa e, principalmente, barata.

Resistência

A resistência é outro ponto positivo. As embalagens em vacuum forming são bastante rígidas, o que basicamente anula as chances de qualquer dano ao produto em eventuais acidentes.

 

Basta imaginar as embalagens de remédios e brinquedos, por exemplo. Por terem a mesma forma dos objetos, é possível mantê-los em um recipiente extremamente estável e seguro.

 

Dessa forma, é possível ficar mais tranquilo quanto aos eventuais riscos de quebra, como no transporte das mercadorias.

Estilo

O estilo também merece ser discutido. As embalagens em vacuum forming são modeláveis. Isso significa que você pode buscar um design que seja bonito e atrativo para os consumidores.

 

Além disso, por poderem ser transparentes, você consegue garantir que seus clientes possam conferir todas as especificações do produto antes da compra. Algo que nem sempre é possível em embalagens convencionais.

 

O fato é que embalagens em vacuum forming são algumas das mais buscadas hoje no mercado. Suas características trazem inúmeros benefícios tanto para os empresários quanto para os clientes. Por isso, conhecê-los é muito importante para o seu negócio.

 

Existem vários tipos de embalagens, e a que mais se destaca é a embalagem tipo blister, inclusive, são as favoritas para quem busca se destacar nesse mercado. Com elas, é possível agregar grande valor aos produtos sem que isso impacte os custos.

 

IBT Plásticos. Fabricante de peças plásticas de alta qualidade!