Blog

Materiais Termoplásticos Utilizados na Produção de Peças Plásticas

Peças Plásticas Polímeros

Durante a história da humanidade foram desenvolvidos diversos tipos de materiais para manufatura, sendo o material plástico um dos mais importantes. Encontra-se hoje produtos feitos com materiais plásticos nos mais diversos mercados e aplicações, seja construção civil, automotivo, linha branca, entre outros. Estima-se que mais de 200 milhões de toneladas de plástico é gerada por ano na produção de peças plásticas. O aumento gradativo do uso de peças plásticas comparado aos demais tipos de materiais ocorre principalmente devido a sua alta durabilidade, o seu baixo custo de produção e o reprocessamento desse material.

 

COMPOSIÇÃO

O material plástico pertence ao grupo dos polímeros e origina-se das resinas derivadas do petróleo, chamada nafta, e também de fontes renováveis, como feito a partir da beterraba, do milho, da cana-de-açúcar, da mandioca, entre outros tipos de fontes. Os polímeros são materiais compostos por moléculas dos mais diversos tamanhos que são ligadas por reações de polimerização.

 

TIPOS DE PLÁSTICOS

Existem diversos tipos de plásticos, os flexíveis, os rígidos, os transparentes, os com espessura fina, com as mais diversas características. Eles são classificados em dois grupos conforme suas características de fusão ou derretimento, esses dois grupos são os termoplásticos e os termorrígidos ou termoendurecidos, sendo, respectivamente, recicláveis e não recicláveis a altas temperaturas.

 

MATERIAIS TERMOPLÁSTICOS

Os materiais termoplásticos são um tipo de material sintético, que amolece com facilidade ao serem aquecidos e que não sofrem alterações químicas após o aquecimento, com isso podem ser moldados devido a sua estrutura molecular menos rígida. Devido a essa característica, os materiais termoplásticos podem ser moldados em diversos tipos de formatos e por repetidas vezes. Dessa forma, todos os materiais termoplásticos são potencialmente recicláveis, sendo essa característica uma grande vantagem desse tipo de material plástico sobre os demais materiais. Atualmente estima-se que 80% dos plásticos consumidos no mundo são materiais plásticos pertencente a esse grupo.

Os polímeros termoplásticos podem ser transformados e moldados através dos processos de injeção, extrusão, sopro, termoformagem, rotomoldagem e usinagem.

Os principais tipos de materiais termoplásticos são os seguintes: Politereftalato de etileno (PET), Polietileno de alta densidade (PEAD), Policloreto de vinila (PVC), Polietileno de baixa Densidade (PEBD), Polipropileno (PP) e o Poliestireno (PS).

 

Politereftalato de etileno (PET)

O material PET é o plástico mais utilizado no mundo e é um tipo de plástico formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol. É um material com alta rigidez e transparente, possui ótima resistência ao impacto, é impermeável e leve.

As principais aplicações do plásticos PET são em frascos e garrafas para uso alimentício, hospitalar, cosméticos e produtos de limpeza, bandejas, mantas de impermeabilização e fibras têxteis.

 

Polietileno de alta densidade (PEAD)

O PEAD é um plástico produzido a partir do monômero etileno, podendo ser obtido a partir do petróleo ou de fontes vegetais, sendo conhecido por plástico verde por ser biodegradável. É um material que tem como característica ter boa resistência química e mecânica, leve, resistente a baixas temperaturas, impermeável, podendo ser rígido ou flexível quando tem baixas espessuras.

O polietileno de alta densidade tem como suas principais aplicações em peças plásticas automotivas, embalagens de detergente e óleos, sacolas plásticas, tambores para tintas e potes para utilidades domésticas.

 

Policloreto de vinila (PVC)

O PVC é um dos matérias plásticos mais conhecidos, ele é formado por 57% de cloro (derivado de um sal do mesmo tipo do sal de cozinhar) e 43% de eteno (derivado do petróleo). Esse material tem uma grande possibilidade de aplicações devido a sua versatilidade de adição de aditivos gerando produtos com propriedades muitos diferentes para diversas aplicações. Ele é utilizado principalmente na construção civil, moda e medicina, na fabricação de tubulações para água e esgoto, mangueiras, embalagens para remédios, acessórios hospitalares, brinquedos e couro sintético para indústria de calçados, bolsas e estofados.

Tem como característica ser um material que tem ótima resistência à temperatura e mecânica, impermeável, durabilidade, rígido e transparente se desejável.

 

Polietileno de baixa Densidade (PEBD)

É um material obtido através da polimerização do etileno, podendo ser obtido a partir do petróleo ou de fontes vegetais, como o PEAD, sendo também conhecido por plástico verde. Tem como principal aplicação em sacolas plásticas, sacos de lixo, filmes para embalar alimentos, sacaria industrial, bolsa para soro medicinal e fraldas descartáveis.

Tem como característica ser um material flexível, leve, atóxico, transparente e impermeável, podendo suportar temperaturas de até 80°C.

 

Polipropileno (PP)

O material polipropileno é um polímero originado a partir da polimerização do propileno ou propeno. É muito utilizado em embalagens para alimentos, acessórios médicos, cadeiras plásticas e para peças automotivas.

O Polipropileno possui propriedades semelhantes ao Polietileno e tem como suas principais características a rigidez, transparência, brilho e conservar o aroma.

 

Poliestireno (PS)

O poliestireno é obtido através da polimerização do estireno. O PP é um material barato e frágil, muito utilizado na fabricação de produtos descartáveis ou que precisam de alta transparência. Esse material tem como principais aplicações em produtos de utilidades domésticas, geladeiras (partes internas), pratos, tampas, copos e talheres descartáveis, brinquedos e dispositivos médicos.

Tem como características ser um material leve, capacidade de isolamento térmico, flexibilidade.