Blog

A importância do medidor de vazão para o desempenho da sua empresa

A importância do medidor de vazão para o desempenho da sua empresa

Ao utilizar o medidor de vazão, sua empresa conquista alcança melhor controle de processos, com isso aumenta a precisão no segmento de gestão de produção, que contribuem para maior lucro e crescimento do seu negócio.

 

Tendo em vista que os medidores de vazão, realizam de maneira eficiente o monitoramento dos processos, evitam gastos desnecessários.

 

Por isso, são consideradas ferramentas baratas e eficazes na prevenção de problemas de uma empresa, eliminando possíveis erros e aumentando suas chances de sucesso.

 

Confira!

 

Qual a necessidade do uso do medidor de vazão

 

A principal função dos medidores de vazão é medir a quantidade de fluido que passa por um local, como uma tubulação, por exemplo.

 

Lembrando que, com a quantidade de fluidos que existem no meio industrial, o mercado dispõe de uma infinidade de tipos de medidor de vazão, que se modernizam à medida que a tecnologia avança.

 

Considerando que a vazão é tida como a terceira grandeza mais avaliada nos processos industriais, são diversas as aplicações do medidor de vazão, tais como:

 

  • Avaliar a vazão de águas nas estações de tratamento;
  • Verificar o consumo de água em residências;
  • Medição de gases e combustíveis industriais;
  • Medições mais complexas.

 

Portanto, a escolha de um medidor de vazão vai depender de inúmeros fatores, dentre eles:

 

  • A transferência de Custódia;
  • Controle de Variáveis de Processo;
  • Consistência do Produto;
  • Eficiência;
  • Segurança.

 

Levando todos esses motivos em conta e sabendo que cada tipo de medidor de vazão conta com características e funcionalidades distintas, como também passam por processos de fabricação específicos.

 

Podemos chegar à conclusão que: mesmo que determinado modelo de medidor de vazão seja excelente para uma aplicação, pode não sê-lo para outras.

 

Por exemplo, nas operações de Transferência de Custódia, os medidores de vazão são constituídos basicamente da caixa registradora do sistema.

 

Como as implicações econômicas são consideráveis, os medidores de vazão para Transferência de Custódia devem apresentar exatidão nos resultados.

 

Já no caso de Controle de Variáveis de Processo, é durante o processo que o medidor de vazão entra em ação.

 

Nas demais aplicações, os medidores de vazão atuam a partir do controle do nível para assim manipular os indicadores de pressão, nível, peso e composição química.

 

Assim sendo, quanto maior a exatidão dos medidores de vazão, maior a probabilidade de apresentar dados acerca da eficiência do processo.

 

Logo, devem se basear na quantidade utilizada de matéria prima, versus a porcentagem do produto produzido.

 

Uma situação muito comum pode exemplificar o trabalho do medidor de vazão, então, se a eficiência de combustão é um indício da precisão de uma caldeira em queimar de forma correta o combustível.

 

O excedente desse combustível, bem como o excesso de ar na exaustão, serão utilizados para administrar a eficiência de combustão.

 

Não há como negar que a precisão do medidor de vazão garante maior consistência do produto, que é fundamental para a segurança de uma empresa.

 

Logo, se as vazões dos fluidos forem superiores ao limite esperado, pode ser um fator que mostre que algum problema pode ter comprometido a eficiência do processo, que pode ser uma bomba, válvula ou um compressor.

 

Tipos de medidores de vazão

 

Você já sabe que os medidores de vazão indiretos são aqueles que estão associados a quantidade de fluido que passa por um tubo.

 

Os medidores de vazão usualmente utilizados para essa tarefa são os seguintes:

 

Tubo Pilot: Por ser muito pequeno, este equipamento apresenta restrições quanto às suas funcionalidades, no entanto, nos processos que atua, é bastante eficiente.

 

Algumas de suas aplicações são: na produção de óleo e refino, tratamento e distribuição de água, processamento de gases e até mesmo em indústrias químicas e aviões.

 

Tubo de Venturi: Dentre os modelos tradicionais de medidores de vazão, o Tubo Venturi é um dos mais eficazes, especialmente se forem utilizados com um sensor, já que assim oferecem maior precisão, além de serem usados nas mais diferentes aplicações.

 

Placa de Orifício: O funcionamento desse aparelho acontece da seguinte maneira: em uma placa com um pequeno orifício instalada no sentido transversal do tubo, medindo a vazão a partir das diferenças de pressão.

 

Como fazer a manutenção dos medidores de vazão?

 

Sabendo que a precisão do medidor de vazão depende do bom funcionamento de todos os seus equipamentos, é essencial fazer a calibração do equipamento.

 

Esta medida vai garantir que os medidores de vazão:

 

  • Maior exatidão na medição;
  • Melhorar e manter a qualidade do sistema;
  • Atender as exigências legais.

 

 

Conclusão

 

Se você está em busca de alternativas que contribuam para maior precisão e qualidade nos processos industriais, precisa conhecer os medidores de vazão.

 

Dessa forma, terá condições de escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades.